terça-feira, 25 de dezembro de 2012

É tempo de mudanças


Chega o fim do ano e ficamos tentados a nos prestar contas de o que tiramos de bom do ano q se passou, o que realmente nos foi significativo nele e o que desejamos realizar e obter no ano seguinte. O detalhe é se realmente sabemos distinguir o que nos afetou ou o que queremos e não queremos. O ser humano muda de ideia e de opinião muito rápido. Hoje o cool é ser versátil e, com isso, nossa felicidade fica oscilante. Afinal, se queremos ser versáteis, temos que mudar de vontade tão rápido quanto a moda, quanto as propagandas, quanto a página de notícias do facebook. Agora pergunto: essa rapidez de vontade nos faz bem? Não sei a vocês, mas acabo de descobri que isso em deixa confusa e eu posso estar andando em círculos exatamente pelo fato de querer ser dinâmica. Precisamos parar e estabelecer nossas bases, estabelecer um foco fixo e não o mudar. Não podemos ficar que nem baratas tontas no meio do salão sendo que do outro lado está a porta que tanto almejamos, mas não podemos admitir porque não é isso que o mundo nos cobra. Ele nos cobra eficiência, sim, mas também versatilidade. Eu digo foda-se a dinamicidade da vida, eu quero viver calmamente, mas confiante das minhas vontades e certa de que cada passo que eu dou é em direção ao meu foco, ao meu único foco. Não quero realizar todos os meus objetivos juntos, de uma só vez. Vale a pena dedicarmos tempo a cada um separadamente. Só assim realmente aprendemos o que o caminho nos oferece, só assim alcançamos o que queremos com total êxito. 
Aproveitar a vida, não é torná-la o mais dinâmica possível, é saber extrair tudo que o momento nos oferta, é saber explorar tudo o que está ao nosso alcance e, para isso, é preciso analisarmos minuciosamente e detentivamente. Para isso, é obvio que todo o resto tem que sumir ou ficar em segundo plano. Quando estamos lendo algo, nós não prestamos atenção a quem passa por nós ou ao objeto que está do nosso lado. Nós os detectamos, mas não nos detemos neles, não sabemos como a pessoa passou por nós, se feliz ou raivosa, só vimos um vulto passando e mantemos focados na leitura. Com a vida deve-se ter o mesmo procedimento, só que em vez de uma leitura são os nossos objetivos e vontades. Não se deixe persuadir pelo mundo! E para resistirmos a ele, é necessário estarmos de bem e conscientes do nosso interior, é necessário um autoconhecimento... A pergunta nuclear a que cheguei dessa reflexão foi: As pessoas de hoje estão preparadas para se autoconhecerem?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial